Igor Normando prepara aumento da tarifa de ônibus na surdina

Foto: Ponto de Pauta

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), pretende aumentar a tarifa do transporte público na surdina. Segundo informações, o acordo com os empresários do setor já estaria alinhado, aguardando apenas o momento oportuno para formalizar o que seria um verdadeiro ataque contra a população. O alerta foi feito pelo Fórum de Movimentos Sociais, que está organizando uma série de manifestações públicas para impedir o aumento abusivo.

As propostas em discussão incluem a do sindicato patronal do transporte, o Setransbel, que sugere elevar a tarifa para R5,85 (aumento de 46,25%) e a apresentada pela Prefeitura para R5,54 (aumento de 38,50%). De acordo com a análise do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) ambas as propostas estão acima da inflação acumulada de 12% desde abril de 2022, data do último reajuste.

O acordo, segundo fontes do movimento, prevê votação açodada pelo Conselho Municipal de Transporte, que terá reunião convocada para os próximos dias, e homologação imediata da tarifa pelo prefeito Normando, evitando prolongar a onda de protestos.

Entrando para o terceiro mês de mandato, o prefeito descumpre a promessa feita durante a campanha eleitoral do ano passado, quando se comprometeu a não aumentar a tarifa. Na ocasião, declarou: “A população não pode pagar mais para ter um serviço de qualidade”.

Aos 37 anos, vindo de uma família rica e sem nunca ter precisado usar o serviço público de transporte na capital, ele foi um dos que votou, quando era vereador, contra a instalação de ar-condicionado nos ônibus de Belém

O post Igor Normando prepara aumento da tarifa de ônibus na surdina apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.