Jovem Pan é condenada por comentários de Pavinatto contra Youtuber de esquerda

A Jovem Pan foi condenada pela Justiça de São Paulo a indenizar em R$ 40 mil o historiador e youtuber de esquerda Ian Neves, que possui mais de 493 mil inscritos em seu canal. A decisão, proferida pela juíza Thania Cardin, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), responsabiliza a emissora por ofensas proferidas pelo comentarista Tiago Pavinatto durante o programa “Os Pingos nos Is”, exibido em julho de 2023.

Segundo a ação, Pavinatto associou Neves a milícias e terrorismo, além de fazer declarações consideradas homofóbicas e discriminatórias, extrapolando os limites da liberdade de expressão. A Folha de S. Paulo foi quem divulgou a decisão.

Pavinatto afirma que Ian Neves seria preso em regime comunista para ‘aprender a virar homem’

Durante o programa, Pavinatto afirmou que, em um regime comunista, Ian Neves “iria para cadeia para aprender a virar homem” e que “quem não virasse homem era executado”. Ele ainda declarou que “um homossexual falar que é comunista radical é o fim da picada”. Além disso, o comentarista teria feito insinuações sobre a sexualidade do youtuber e usado termos como “miliciano” e “terrorista”.

Essas declarações motivaram a ação de indenização por danos morais, na qual a defesa de Neves argumentou que o comentarista usou “uma característica pessoal que não se aplica a Ian Neves como artifício para tentar macular sua integridade e reputação”.

Segundo os advogados, após a exibição do programa, Neves passou a sofrer ameaças de morte e hostilidades em redes sociais, o que agravou a repercussão do episódio.

Defesa da emissora foi rejeitada pela juíza

Em sua defesa, a Jovem Pan alegou que não tem controle editorial sobre as opiniões dos comentaristas e destacou que exibe um aviso no fim das transmissões informando que as opiniões não refletem necessariamente a posição da emissora. A empresa também sustentou que, caso houvesse alguma ofensa, a responsabilidade seria exclusiva de Tiago Pavinatto, que não foi incluído na ação.

No entanto, a juíza Thania Cardin rejeitou os argumentos. Para ela, a Jovem Pan é responsável pelos conteúdos que transmite, independentemente de eventuais avisos. A magistrada afirmou que Neves foi alvo de ataques pessoais, sendo chamado de “criminoso”, “miliciano” e “terrorista”, sem qualquer prova ou responsabilidade no uso dos termos.

A sentença destaca que a conduta extrapolou os limites do debate público e da liberdade de imprensa, configurando violação da honra e dignidade do autor.

Pavinatto foi demitido após outras declarações

Tiago Pavinatto foi demitido da Jovem Pan em agosto de 2023, após chamar um desembargador de “tarado” e “psicopata” durante outra transmissão. Apesar disso, não foi alvo da ação movida por Ian Neves. A emissora ainda pode recorrer da decisão.

 

O post Jovem Pan é condenada por comentários de Pavinatto contra Youtuber de esquerda apareceu primeiro em Agora Notícias Brasil.