Uma grande operação da Polícia Civil do Pará prendeu três suspeitos de extorquir comerciantes e exigir ‘taxa do crime’ a empresários de Belém e Ananindeua, na manhã desta terça-feira (25). Os mandados de prisão foram cumpridos em Ananindeua (PA), Tracuateua (PA) e Fortaleza (CE).
Segundo as investigações, Alessandro Fonseca Nunes, Deise Barbosa dos Santos, Wellington Carvalho Ribeiro e Josiel Miranda Pompeu são integrantes de uma facção criminosa que teria incendiado lojas de roupas e ordenado cometer assaltos a estabelecimentos que não colaboravam com a prática dos envolvidos. Um dos suspeitos ficava responsável por recolher os valores cobrados a empresários nos bairros do Atalaia, Una e Jaderlândia, em Ananindeua; já outro ficava encarregado dos bairros Pratinha I e Pratinha II, em Belém.
No município de Tracuateua, nordeste paraense, os policiais encontraram drogas e armas de fogo na casa de um dos suspeitos. Deise Barbosa dos Santos era responsável por administrar o dinheiro que chegava das extorsões. Um outro envolvido, preso em Fortaleza, era líder da facção e coordenava os ataques aos que não contribuíam. Ele foi encontrado em uma mansão de luxo na capital do Ceará.
Uma grande operação da Polícia Civil do Pará prendeu três suspeitos de extorquir comerciantes e exigir ‘taxa do crime’ a empresários de Belém e Ananindeua, na manhã desta terça-feira (25). Os mandados de prisão foram cumpridos em Ananindeua (PA), Tracuateua (PA) e Fortaleza (CE). pic.twitter.com/Df7qthlOHy
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) March 26, 2025
Todos os presos foram encaminhados ao sistema prisional e estão à disposição da justiça. A Operação Kairós é coordenada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado, da Polícia Civil do Pará em parceria com a Polícia Civil do Ceará.
As investigações continuam para prender outros membros da organização.
Leia também:
O post Polícia prende quadrilha que exigia ‘taxa do crime’ a empresários da Grande Belém; assista apareceu primeiro em Estado do Pará Online.