Hospital Ophir Loyola promove terapia assistida por animais para pacientes com câncer, em Belém

Na quarta-feira (26), o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO) do Hospital Ophir Loyola (HOL) realizou uma ação especial para os pacientes com câncer em estágio avançado. O projeto de Terapia Assistida por Animais (TAA), desenvolvido pela Divisão de Psicologia do hospital em parceria com o Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará (PMPA), trouxe o cão terapeuta Alecrim para promover momentos de afeto e conforto emocional aos enfermos.

A interação com Alecrim, um cão treinado para atuar em ambientes hospitalares, demonstrou benefícios significativos, como o alívio de estresse e ansiedade, e melhorou o estado emocional dos pacientes. De acordo com a psicóloga Roberta Santos, a TAA visa proporcionar momentos de alegria e tranquilidade durante o intenso sofrimento físico e emocional enfrentado pelos pacientes. “A visita do Alecrim traz um alívio significativo da sobrecarga emocional e física causada pela internação”, explicou a profissional.

Pacientes como Saray Lobato, em tratamento contra câncer de colo de útero, relataram o impacto positivo da visita do cão terapeuta. “Hoje, eu não estava me sentindo bem, mas a dor até passou. Nunca havia sido abraçada por um cão assim. Senti uma alegria imensa, principalmente quando ele deitou no meu colo”, contou emocionada.

A 1ª tenente Marina Coutinho, médica veterinária do BAC da PMPA, foi a responsável pela condução de Alecrim, um cão da mistura de Golden Retriever com Border Collie, que já realiza visitas em hospitais, asilos e escolas. “Ele foi escolhido ainda na barriga da mãe para realizar esse tipo de atividade”, destacou.

Osmar Lopes, que está em tratamento contra tumor de hipófise, também foi beneficiado pela presença de Alecrim. “Às vezes ficamos cabisbaixos devido à doença, e esse tipo de atenção é muito importante. O cão traz ânimo e amor para quem está passando por um tratamento complicado como esse”, disse ele, acompanhado da esposa.

O CCPO, pioneiro na criação de um centro de cuidados paliativos oncológicos na região Norte, oferece suporte especializado e multidisciplinar a pacientes com câncer em progressão. Com 31 leitos, o centro presta cuidados médicos, emocionais, psicossociais e espirituais, proporcionando dignidade e conforto em momentos de vulnerabilidade. O serviço foi instituído pelo Governo do Estado como parte do esforço para fortalecer os cuidados paliativos no SUS.

Leia também:

O post Hospital Ophir Loyola promove terapia assistida por animais para pacientes com câncer, em Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.