O Governo do Pará revogou a Lei 10.837/2024, que eliminava uma taxa de contribuição do setor pecuário. Dessa forma, a medida, publicada no Diário Oficial do Estado, visa aumentar a competitividade do setor e reduzir a alta nos preços dos alimentos, conforme informado pelo governo.
Ademais, outras regiões do país já implementaram essa medida, que foi aprovada em dezembro e começou a valer neste mês de março. O governador Helder Barbalho (MDB) declarou que ele e sua equipe suspenderam a taxa após conversas com representantes do setor agropecuário.
“Foi publicada no Diário Oficial do Estado a revogação da taxa do agro. Essa foi uma solicitação que a vice-governadora trabalhou junto ao setor. Portanto, continuaremos a gerar empregos e a produzir alimentos”, anunciou Helder Barbalho, com a expectativa de oferecer suporte às atividades do agronegócio paraense.
Em 2024, o agronegócio do Pará representou a maior parte das exportações do estado, correspondendo a 65,7% do valor total exportado. Nesse cenário, os principais produtos exportados foram a soja em grão (42,34%), carnes (21,11%) e bovinos vivos (13,85%).
Por último, a China foi o principal destino, concentrando 35,22% das exportações, totalizando US$ 1,25 bilhão em transações, de acordo com informações do Boletim Informativo sobre as Exportações do Agronegócio, elaborado pelo Núcleo de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Fonte: G1
O post Pará aprova legislação que elimina taxa do agronegócio para combater a inflação dos alimentos. apareceu primeiro em Rádio Arara Azul FM 96,9 | Parauapebas.