A SAÚDE DO SEU INTESTINO PODE SER A CHAVE PARA UM SONO MELHOR

  • A má saúde intestinal interrompe a produção de serotonina e melatonina, causando distúrbios do sono.
  • A inflamação crônica causada por um intestino desequilibrado estressa o sistema nervoso, dificultando o relaxamento.
  • Seis dicas práticas, incluindo dietas ricas em fibras, probióticos e hidratação, podem melhorar a saúde intestinal e a qualidade do sono.
  • Comer tarde da noite e alimentos processados ​​são os principais culpados por prejudicar o sono e a saúde intestinal.

A saúde do microbioma determina a qualidade do sono

O segredo para uma boa noite de sono pode não estar na sua rotina de hora de dormir ou em um colchão chique — pode estar no seu intestino. Pesquisas emergentes e insights de especialistas revelam que a saúde do seu microbioma intestinal desempenha um papel fundamental na regulação do sono, humor e bem-estar geral. Sam Tejada, autor de How to Win in Modern Wellness, explica que a conexão intestino-cérebro é tão profunda que um intestino doentio pode sabotar até mesmo os hábitos de sono mais disciplinados.

“Seu intestino e cérebro estão profundamente conectados. A má saúde intestinal pode ser um grande contribuinte para distúrbios do sono”, Tejada disse ao The Post. Embora problemas digestivos como refluxo ou inchaço sejam culpados óbvios, ele enfatiza que o problema é mais profundo. Um intestino desequilibrado pode levar à inflamação crônica, que estressa o sistema nervoso e faz com que você se sinta ligado quando é hora de relaxar.

Mas por que isso importa agora? Em uma era em que os distúrbios do sono estão aumentando e as condições crônicas de saúde ligadas ao sono ruim — como diabetes, doenças cardíacas e depressão — estão se tornando cada vez mais prevalentes, entender a conexão intestino-sono pode mudar o jogo.

A conexão intestino-sono: mais do que apenas digestão

O intestino é frequentemente chamado de “segundo cérebro” por um bom motivo. Cerca de 90% da serotonina, o neurotransmissor que se converte em melatonina (o hormônio do sono), é produzido no intestino. “Se seu intestino não estiver saudável, é difícil absorver os nutrientes de alimentos ou suplementos, e isso pode interromper os níveis de serotonina e, por sua vez, a produção de melatonina”, explicou Tejada.

Essa interrupção não deixa você apenas se revirando na cama — ela pode ter efeitos em cascata na sua saúde. A privação crônica do sono está ligada à função cognitiva prejudicada, imunidade enfraquecida e aumento da inflamação, o que pode abrir caminho para uma série de doenças crônicas.

Estudos recentes também destacaram o papel do intestino na regulação dos ritmos circadianos. Certas bactérias intestinais produzem neurotransmissores que sustentam o sono profundo, enquanto um microbioma desequilibrado pode dessincronizar esses ritmos. Por exemplo, um estudo de 2022 da Clarkson University encontrou uma possível ligação entre a saúde intestinal e os traços de personalidade, sugerindo que a influência do intestino se estende muito além da digestão.

Seis maneiras de curar seu intestino para dormir melhor

  1. Obtenha mais fibras

Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, alho, cebola e aspargos alimentam bactérias intestinais benéficas e auxiliam na digestão. Apesar de sua importância, apenas 7% dos americanos atingem a ingestão diária recomendada de fibras. As fibras também estabilizam os níveis de açúcar no sangue, promovem a saúde cardíaca e auxiliam no controle de peso.

  1. Inicie um regime probiótico

Probióticos, encontrados em alimentos como iogurte e suplementos, ajudam a equilibrar as bactérias intestinais, reduzir a inflamação e melhorar a produção de serotonina. Pesquisas mostraram que certas cepas de bactérias intestinais, frequentemente prevalentes em dietas com baixo teor de fibras e alto teor de açúcar, podem até contribuir para o câncer de intestino de início precoce.

  1. Limite alimentos processados ​​e açúcar

Alimentos processados ​​e açúcar alimentam bactérias nocivas e aumentam a inflamação intestinal, interrompendo o sono. Um estudo de 2023 descobriu que dietas ricas em açúcar e gorduras saturadas levaram à má qualidade do sono, com os participantes exibindo menos atividade de sono de ondas lentas.

  1. Obtenha um relatório de saúde funcional

Um relatório de saúde funcional, que sintetiza resultados de testes de laboratório, pode identificar desequilíbrios intestinais e recomendar intervenções direcionadas. “Ele pode ajudar a dar suporte ao reparo intestinal e à absorção de nutrientes”, disse Tejada.

  1. Hidrate-se adequadamente

Manter-se hidratado é crucial para a digestão e o relaxamento. Embora a regra dos “oito copos por dia” seja um bom ponto de partida, alguns especialistas recomendam beber metade do seu peso corporal em onças de água diariamente. No entanto, beber água antes de dormir pode atrapalhar o sono, então é melhor se hidratar mais cedo no dia.

  1. Reduza a alimentação noturna

Refeições tarde da noite interrompem os ritmos circadianos e a digestão, dificultando o sono. Um estudo de 2023 descobriu que comer depois das 21h aumentava o risco de derrame em 28%. Especialistas sugerem terminar sua última refeição até as 19h para se alinhar aos ritmos naturais do seu corpo.

A conexão intestino-sono não é um conceito novo — sistemas de cura tradicionais como Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa há muito enfatizam a importância da saúde intestinal para o bem-estar geral. No entanto, a ciência moderna está agora se atualizando, revelando os mecanismos intrincados por trás dessa sabedoria antiga.

 

Fonte: https://www.newstarget.com/2025-03-19-gut-health-could-be-key-to-better-sleep.html

 

O post A SAÚDE DO SEU INTESTINO PODE SER A CHAVE PARA UM SONO MELHOR apareceu primeiro em Planeta Prisão.