A direção nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou, nesta segunda-feira (7), a troca de comando da legenda no Pará. A nova composição da Executiva Estadual será presidida pelo prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, conhecido como Dr. Daniel, encerrando o longo ciclo da família Andrade à frente da sigla no estado.
A decisão foi comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) após reunião em Brasília entre o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade, e o deputado estadual Fábio Figueiras. Apesar do tom diplomático, não houve consenso: Siqueira propôs que Cássio permanecesse como vice-presidente da nova direção, mas o vice-prefeito sugeriu o contrário — que Daniel ficasse na vice. Sem acordo, prevaleceu a linha política da Executiva Nacional.
Nova composição e transição
Nos próximos dias, ambas as lideranças devem indicar nomes de confiança para realizar a transição documental. A nova executiva será composta por:
- Daniel Santos – presidente
- Hugo Athayde (vice-prefeito de Ananindeua) – vice-presidente
- João Salame (ex-deputado) – secretário-geral
- Alexandre Gomes (vereador de Ananindeua) – tesoureiro
PSB fora da base de Helder Barbalho
A mudança marca também um reposicionamento político do PSB, que deixa o bloco de apoio ao governador Helder Barbalho (MDB).
Leia também:
O post Após impasse com Cássio Andrade, direção nacional confirma Daniel Santos no comando do PSB-PA apareceu primeiro em Estado do Pará Online.