Em Altamira, Força Nacional reforça segurança da usina de Belo Monte.

Em Altamira, Força Nacional reforça segurança da usina de Belo Monte.

A Usina Belo Monte em Altamira, no Pará. | Foto: Divulgação


Reforço de Segurança para Belo Monte

A hidrelétrica de Belo Monte, localizada em Altamira, no sudoeste do Pará, contará com o reforço da Força Nacional de Segurança Pública pelos próximos 90 dias. Nesse sentido, o Ministério da Justiça autorizou a medida em atendimento a uma solicitação do Ministério de Minas e Energia (MME), feita em razão de recentes ameaças à segurança do empreendimento.

Além disso, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, publicou a decisão na última sexta-feira (4), no Diário Oficial da União, por meio de portaria.

Motivação do Pedido

O MME protocolou o pedido em 19 de março, após a concessionária Norte Energia relatar, no dia 17, uma ameaça iminente nas imediações da casa de força principal e a invasão do canal de fuga, área próxima aos geradores. No entanto, o ministério não identificou os responsáveis pelas ações. Além disso, também não detalhou o número de agentes que serão enviados, deixando o planejamento a cargo da Diretoria da Força Nacional.

Atuação da Força Nacional

A portaria estabelece que a atuação será “episódica e planejada”, com foco na preservação da ordem pública, segurança das pessoas e proteção do patrimônio da usina.

Fonte: G1

O post Em Altamira, Força Nacional reforça segurança da usina de Belo Monte. apareceu primeiro em Rádio Arara Azul FM 96,9 | Parauapebas.