Câmara dá prioridade a projetos do Judiciário após suspensão de obstrução

Fura-fila…

A Câmara dos Deputados aprovou na sessão plenária de terça-feira (8), após a suspensão da obstrução do PL e do Novo, os quatro projetos de lei de interesse do Judiciário, com destaque para o Projeto de Lei nº 4.015/2023, do ex-deputado Roman (PR), que aumenta a pena para homicídio ou lesão contra juiz, defensor público, promotor e oficial de Justiça.

…aprovação à jato

Os projetos passaram a frente de outras proposições porque o Plenário aprovou os requerimentos de urgência apresentados, desobrigando a tramitação nas comissões temáticas. Pelo visto, o lobby do judiciário no Congresso Nacional, continua com alto poder de convencimento.

— Por que será?

Voto de confiança

Líder do PL na Câmara dos Deputados, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) disse na sessão de ontem no Plenário da Casa, que “a suspensão temporária da obstrução dos trabalhos, não é uma capitulação e sim um gesto de confiança ao presidente Hugo Motta (Republicanos-PB)”, atacado por bolsonaristas no ato da Avenida Paulista, no último domingo (6).

Amaciante

“A suspensão da obstrução é um gesto nosso ao presidente Hugo Motta e demonstra o nosso respeito a ele, para dar tempo para que ele cumpra o compromisso feito conosco de pautar a anistia”, referindo-se ao Projeto de Anistia aos condenados pelos Atos de 8 de Janeiro de 2023.

Impassível

A postura impassível de Motta em relação à anistia abriu uma cisão entre ele e o bloco bolsonarista. Apesar de manterem um discurso respeitoso em frente às câmeras, figuras importantes da oposição já vinham atacando o presidente da Câmara nos bastidores, acusando-o de ter embarcado de vez na base governista.

Assinaturas

Motivo de chacota do líder do PT na Câmara, deputado Lindenberg Farias (PT-RJ), que afirma que “a oposição não tem os votos para apresentar o requerimento de urgência do PL da Anistia”, a bancada da oposição garante que já têm as assinaturas de 212 deputados, e que até o final desta semana consegue o restante”. São necessários 257 assinaturas para a apresentação da urgência.


* Esta coluna não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Ver-o-Fato e é responsabilidade de seu titular.

The post Câmara dá prioridade a projetos do Judiciário após suspensão de obstrução appeared first on Ver-o-Fato.