As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,5% em fevereiro de 2025, na comparação com janeiro. Os dados foram divulgados nesta 4ª feira (9.abr.2025) pela Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. O resultado representa o maior nível da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2000, considerando o volume total de vendas do setor.
O crescimento interrompe uma sequência de 4 meses com variações próximas de 0. Segundo o IBGE, o desempenho foi impulsionado por setores como hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que avançaram 1,1%. Móveis e eletrodomésticos também registraram alta, de 0,9%.
Por outro lado, alguns segmentos tiveram desempenho negativo no mês. O setor de livros, jornais, revistas e papelaria recuou 7,8%, enquanto o de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação caiu 3,2%.
A pesquisa considera o chamado varejo restrito, que exclui veículos, peças e materiais de construção. Os dados do varejo ampliado, que inclui esses segmentos, serão divulgados em nova atualização no fim do mês.
No acumulado de 2025, o varejo apresenta alta de 2,3%. No recorte dos últimos 12 meses, o crescimento chega a 3,6%, sinalizando uma tendência de recuperação gradual.