O líder do Partido Liberal na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) confirmou que a contagem de votos necessários para a aprovação do regime de urgência para o projeto de lei que trata da anistia aos envolvidos no atos de 8 de janeiro está muito próxima de alcançar a quantidade necessária, de 257 congressistas. No início da tarde desta quinta-feira (10), o número de apoiadores já era de 247.
O PL, até o momento, aderiu em massa à iniciativa, com 93% dos deputados tendo manifestado apoio ao regime de urgência. A busca agora, porém, é pelo apoio dentro das siglas do chamado Centrão. Até o momento, PP (59%), Republicanos (53%) e União Brasil (51%) já ultrapassaram a metade da base com anuência à proposição, mas o PSD, por exemplo, só tem 43% de adesão.
leia também
- Cultura: Ministra de Lula terá que explicar indícios de corrupção
- PT já admite a primeira derrota com avanço do PL da Anistia
Nesta quarta-feira (9), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para conversar sobre o projeto. De acordo com o líder conservador, Motta vai pôr a proposta em votação caso o grupo consiga reunir o número mínimo de assinaturas.
Se os parlamentares conseguirem colocar em votação e aprovarem o requerimento de urgência, o projeto sobre a anistia poderá ser deliberado diretamente no Plenário, sem precisar passar antes pelas comissões da Câmara.
O post Anistia: Sóstenes diz que faltam apenas dez votos para urgência apareceu primeiro em Agora Notícias Brasil.