Presidente da Fundação Cultural do Pará quer acabar com a Casa da Linguagem. Foto: Ag. Pará/Divulgação
Um ato cultural em defesa da Casa da Linguagem está sendo chamando pelo movimento “FCP Fica” para esta sexta-feira, 11 de abril, no prédio da instituição (Av. Nazaré, 31), a partir das 17h.. O espaço, que integra a Fundação Cultural do Pará (FCP) e completa 35 anos em 2025, é referência na formação artística e cultural das mais diversas linguagens.
Segundo a convocatória, o presidente da FCP, Thiago Miranda, pretende extinguir a Casa da Linguagem e entregar o prédio para a Prefeitura de Belém, que quer levar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no local. “Com isso, ele acabará com um projeto de educação e cultura criado há 34 anos pela escritora Maria Lúcia Medeiros, pelo poeta Max Martins e pela artista plástica Dina Oliveira. Um espaço fundamental para uma geração de alunos, educadores, escritores e artistas das mais diversas linguagens.”
“Ao longo de sua existência, a Casa da Linguagem garantiu o acesso aos bens culturais, principalmente a uma parcela da população que, historicamente, sempre esteve excluída do acesso à Arte e à Cultura. Thiago Miranda contibui ao longo da sua gestão para o desmonte das ações educacionais realizadas pelo núcleo Casa da Linguagem porque não compreende e nem tem interesse em defender esta política pública fundamental que vem transformando vidas ao longo de três décadas. Este Senhor deixará como legado a destruição de um projeto singular no país”, conclui o movimento.
O post Ato cultural em defesa da Casa da Linguagem será realizado nesta sexta, 11 de abril apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.