O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) recebeu nesta 6ª feira (11.abr.2025) a visita do filho Hugo, de 3 anos, no plenário 5 da Câmara dos Deputados. O congressista está instalado e fazendo greve de fome no local desde 4ª feira (9.abr), depois de ter sua cassação aprovada pelo Conselho de Ética.
Hugo, que visita o pai desde 4ª feira (9.abr), é fruto da relação de Glauber com a também deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP), com quem está junto desde 2020. Segundo o congressista, a criança disse que o lugar onde Glauber está dormindo é uma “casinha maneira”.
O deputado também receberá a visita da comitiva da Comissão Justiça e Paz de Brasília, organismo da Igreja Católica, nesta 6ª feira (11.abr), às 16h (horário de Brasília).
ENTENDA
O Conselho de Ética da Câmara aprovou na 4ª feira (9.abr) o pedido de cassação do deputado Glauber. A decisão foi aprovada por 13 votos a 5, mas não resultou na perda imediata do mandato. O processo, agora, segue para o plenário da Casa, onde são necessários ao menos 257 votos favoráveis para a cassação ser confirmada.
Glauber Braga responde a um processo por agredir, em abril de 2024, o youtuber Gabriel Costenaro, integrante do MBL (Movimento Brasil Livre). O congressista declarou repetidas vezes que o parecer a favor de sua cassação, do relator Paulo Magalhães (PSD-BA), é resultado de uma negociação com o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que o psolista acusa de persegui-lo.
Em protesto contra a perda do mandato, o deputado do Psol anunciou que permanecerá em quarentena no Conselho de Ética, em greve de fome, até que o colegiado decida sobre o pedido.