A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite de sábado (12), cerca de 2.760 bisnagas de material explosivo que seriam utilizados por criminosos em ataques a bancos no Pará. A apreensão ocorreu por volta das 23h, no km 1089 da BR-163, no município de Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá (MT).
Segundo a PRF, os explosivos do tipo emulsão encartuchada foram encontrados no porta-malas e no banco traseiro de uma caminhonete Toyota, abordada durante uma fiscalização de rotina. Dois homens que ocupavam o veículo afirmaram que o destino da carga era o distrito de Moraes Almeida, em Itaituba, no sudoeste do Pará.
Ainda de acordo com a corporação, o material é comumente utilizado por quadrilhas especializadas em arrombamentos de agências bancárias e caixas eletrônicos, devido ao seu alto poder de detonação e destruição. A ação faz parte da estratégia da PRF no combate ao crime organizado na região Norte.
Os dois suspeitos foram presos em flagrante e encaminhados à Polícia Judiciária Civil de Guarantã do Norte. Eles poderão responder pelo crime de transporte ilegal de explosivos, conforme o artigo 16, inciso III, da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).
A Polícia Civil irá investigar o caso para identificar outros envolvidos na organização criminosa, além de apurar a origem e o destino final da carga apreendida.
Leia também:
O post PRF apreende mais de 2.700 bisnagas de explosivos que seriam usados em ataques a bancos no Pará apareceu primeiro em Estado do Pará Online.