União Europeia anuncia pacote de 1,6 bi de euros para a Palestina

A UE (União Europeia) anunciou, nesta 2ª feira (14.abr.2025), um pacote de ajuda financeira para a Palestina no valor de 1,6 bilhão de euros (R$ 9,62 bilhões). Os recursos serão destinados ao longo dos próximos 2 anos para fortalecer a infraestrutura essencial, prover ajuda humanitária e apoiar refugiados.

O anúncio foi feito por Kaja Kallas, chefe de Relações Exteriores da União Europeia, durante entrevista a jornalistas. Ela destacou a importância da negociação entre as partes como única via para encerrar a violência na Faixa de Gaza, invadida por Israel em 7 de outubro de 2023 após um ataque do grupo extremista Hamas.

Mohammad Mustafa, primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, também participou da coletiva. Ele ressaltou a importância do apoio europeu. A contribuição da UE é vista como um passo vital para a estabilização da região, oferecendo não apenas suporte financeiro, mas também um sinal de solidariedade internacional com o povo palestino.

O pacote também contempla o apoio a refugiados palestinos, tanto os deslocados internamente na Cisjordânia e Faixa de Gaza quanto os que vivem em campos administrados pela ONU em países vizinhos, como Jordânia e Líbano.