Lula e Janja lamentam morte de Dom Angélico, bispo que os casou

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva lamentaram nesta 3ª feira (15.abr.2025) a morte do bispo emérito de Blumenau Angélico Sândalos Bernardino, 92 anos. O religioso celebrou o casamento dos 2, em maio de 2022.

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do querido Dom Angélico, que dedicou sua vida à solidariedade e ao amor ao próximo, como nos ensinou Jesus Cristo. Das greves dos trabalhadores em São Paulo nas décadas de 70 e 80, passando por momentos históricos da luta pela redemocratização e pela justiça social no nosso país, estivemos sempre juntos do lado da verdade e do bem comum”, disse nota de pesar do Planalto assinada por Lula.

O petista afirmou ainda que guarda lembranças do “grande amigo” e citou momentos familiares em que o bispo esteve presente, como o batizado de seus netos, casamento dos filhos e o seu próprio [casamento].

“Descanse em paz, companheiro. Minha solidariedade a todos os fiéis que acompanharam sua trajetória”, escreveu.

Já a primeira-dama preferiu publicar seus pêsames em sua conta no Instagram. Com uma foto de seu casamento em que o religioso aparece celebrando a cerimônia, Janja escreveu que ele era um grande defensor dos direitos humanos e que dedicou sua vida à solidariedade.

“Tive a oportunidade de, junto ao presidente Lula, visitar Dom Angélico na semana passada, em um encontro afetuoso e cheio de recordações, como a do lindo dia em que ele celebrou o nosso casamento. Que seja uma passagem de muita luz, meu amigo! Um abraço fraterno à família e a todos os admiradores de Dom Angélico”, disse.

O casal esteve com Dom Angélico em São Paulo há 10 dias, em 5 de abril. 

“Hoje eu e Janja fizemos uma visita ao querido dom Angélico. Ao longo de nossas vidas, dividimos muitos momentos e histórias. Eu o conheci durante as greves dos metalúrgicos do ABC, nos anos 70 e 80. Foi quando nos tornamos amigos”escreveu Lula em seu perfil nas redes sociais –ele compartilhou fotos do encontro.