Em entrevista sobre os 100 dias de seu governo, ao jornal de sua família, o prefeito Igor Normando (MDB) afirmou que sua gestão “é um marco na saúde”. Evidentemente, essa é mais uma de suas declarações que não se sustenta em pé diante da realidade.
Nesta segunda-feira (14), Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) vistoriou o Pronto-Socorro Municipal (PSM) da 14 de Março, em Belém, e constatou um cenário crítico. A presidente do CRM-PA, médica Tereza Cristina Azevedo, relatou condições insalubres, infraestrutura degradada e uma média de 80 óbitos mensais na unidade — dado que evidencia a gravidade da crise na saúde pública da capital.
Principais irregularidades identificadas:
- Infiltração de urina do banheiro do CTI no teto da copa da sala vermelha;
- Enfermaria pediátrica com mofo e infiltrações;
- Quartos da equipe médica em estado precário: colchões rasgados, sem lençóis e falta de itens de higiene;
- Uso de pacote de soro amarrado com gaze como peso de porta;
- Camas enferrujadas e colchões danificados;
- Cadeiras de acompanhantes quebradas.
O CRM-PA elaborará um relatório para encaminhar ao Ministério Público e autoridades competentes, cobrando medidas emergenciais.
Durante a visita, a equipe do CRM-PA foi acompanhada pela direção do hospital, teve acesso às instalações e analisou documentos como escalas médicas e registros de atendimento.
A Sesma destacou que reformas pontuais estão em andamento, incluindo na Agência Transfusional, como parte do plano de requalificação da rede.
O post Vistoria revela caos no PSM da 14 apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.