CTC apresenta tecnologia para dobrar produtividade da cana até 2040

O CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) apresentou na 3ª feira (15.abr.2025), na cidade paulista de Piracicaba, um pacote tecnológico que promete dobrar a produtividade da cana-de-açúcar até 2040. 

O anúncio foi feito durante o CTC Day, um evento para investidores. O avanço é resultado de 11 anos de trabalho do centro privado de pesquisas, com foco na eficiência operacional e na sustentabilidade nas lavouras.

O pacote do CTC inclui novas variedades de cana resistentes à broca-da-cana, uma praga que causa perdas significativas anualmente. Essas variedades foram desenvolvidas por meio de seleção genômica, inteligência artificial e edição gênica.

Há ainda um sistema de plantio com sementes sintéticas para aumentar a eficiência. Atualmente, cerca de 6% da área de cultivo é destinada à produção de mudas, um número que deve diminuir com a adoção das sementes sintéticas. 

O processo de plantio também será simplificado. O uso de 20 máquinas poderá ser substituído por um trator e uma plantadora. 

Além de dobrar a produtividade, o pacote tecnológico visa a reduzir o uso de agrotóxicos, água, combustíveis e emissões de CO2.