Em tempos de ansiedade e estresse, yoga cativa marabaenses

O yoga é uma prática de origem indiana que busca alinhar o corpo e a mente. Unindo exercícios respiratórios, meditação e posturas que têm o objetivo de promover o equilíbrio mental e corporal, a atividade também ajuda a reduzir o estresse, promove o relaxamento e aumenta a força, flexibilidade e equilíbrio.

Com tantos benefícios, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo que, para fugir da rotina do dia a dia, buscam a prática como forma de relaxamento físico, mental e espiritual.

Professor André Santos, do Studio Ahims Amazônia, trabalha com yoga em Marabá e vê número de praticantes aumentar// Foto: Ulisses Pompeu

Em Marabá, não é diferente. Ficou cada vez mais comum ver alguém que pratica yoga. Foi pensando nisso que integrantes do CORREIO foram até o Studio Ahims Amazônia para participar de uma aula experimental e conhecer de perto essa prática, que é considerada uma filosofia de vida e teve sua origem na Índia há mais de 5.000 anos.

André Santos, professor de yoga, revela que a prática fornece consciência corporal por meio das posturas, das respirações e pela meditação exercitada durante a atividade. “O yoga ajuda a entender melhor o corpo, controlar as emoções, e compreender como o campo da saúde física e saúde mental estão conectados. Além disso, temos diversos benefícios como fortalecimento muscular, equilíbrio e flexibilidade”.

Antes de a aula iniciar, o professor reforça que a prática trabalha o corpo e a mente de forma conectada, buscando estabelecer um equilíbrio entre os dois. Segundo André, uma das maiores dificuldades relatadas por quem inicia no yoga é a concentração do momento presente.

“O yoga desenvolve a consciência interior. A gente sai do externo, das nossas tarefas do dia a dia, e vai para um momento de comungar com a gente mesmo, embora muitas vezes isso seja difícil. Por exemplo, posso achar esse momento do yoga tedioso, mas esse tédio sou eu. E é aí que a prática entra, a gente vai tendo uma consciência e lhe dando com a gente mesmo, de uma forma muito individual. Por isso falamos que o yoga trabalha o corpo e a mente de forma conectada. A gente entende que estresse, ansiedade e medo são elementos que compõem a vida. Independente do que eu faça, em algum momento vou ter um pico de ansiedade e estresse, por exemplo. A questão é: ‘como eu lido com isso?’ Quando a gente passa para a prática do yoga, a respiração vai ter esse efeito de regular nosso emocional. Então, pode haver momentos durante a prática, que a pessoa pode ter picos de ansiedade ou redução da ansiedade. Tudo vai depender de como cada um vai se organizar diante das emoções”, explica, ressaltando que as aulas de yoga costumam variar entre 60 a 75 minutos.

Aulas de yoga podem ser realizadas em vários lugares, inclusive na Praia do Tucunaré/ Foto: Divulgação

Questionado se existe uma idade ou um biotipo ideal para poder se tornar praticante de yoga, André ressalta que essa discussão envolve o receio sobre as dificuldades das posturas. No entanto, a prática da atividade é para todas as idades e para qualquer pessoa.

“Yoga também está muito relacionado a respeitar os limites do nosso corpo, claro que buscando sempre evoluir, mas entendendo as limitações que possuímos. Pode ser que você não consiga realizar inúmeras posturas, com todo o alongamento igual a mim. Mas, isso não quer dizer que você não esteja fazendo. Cada um vai no seu limite. O yoga é para todos, crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes”.

Além dos movimentos corporais e de respiração, o yoga envolve a prática de meditação. E é nesse momento que muitas pessoas sentem a maior dificuldade. Segundo André Santos, as pessoas têm a ideia de que precisam se concentrar, como se fosse algo mecânico.

“A mente vai ficar perambulando, então precisamos direcioná-la para um ponto, como a respiração. E aí agitação mental vai reduzindo. Se eu entro na meditação pensando ‘preciso ficar tranquilo, preciso reduzir minha ansiedade’, e passo a meditação toda pensando nisso, eu já perdi objetivo da meditação que é o ‘não fazer nada’. Meditar é deixar os pensamentos virem e irem embora. Meditação é esvaziamento, esvaziamento de juízo de valor de bom ou ruim, claro ou escuro, bem ou mal. A gente precisa ir além dessa dualidade. No dia a dia, claro que isso tem importância, mas aqui, durante a prática, em cima do tapete, eu vou abrir mão dessas coisas, para irmos além disso e esvaziarmos nossa mente. É uma limpeza de um ambiente. A gente pensa muitas coisas ao longo do dia, algumas boas, outras negativas. É preciso limpar, e a meditação é isso”.

Profissionais do Grupo Correio foram participaram de uma aula no Studio Ahims Amazônia/ Foto: Ulisses Pompeu

O yoga tem como objetivo conduzir o ser humano para um caminho de crescimento pessoal e de compreensão interna. A palavra deriva do sânscrito que significa “unir” ou “religar”, no sentido de ligar novamente o ser humano à sua essência através da mente, do corpo e do espírito.

Benefícios do yoga:

  • Fortalecimento muscular: ajuda a tonificar e fortalecer os músculos, e a desenvolver a força e o equilíbrio.
  • Flexibilidade: s posturas do yoga ajudam a melhorar a flexibilidade e a postura.
  • Redução de estresse e ansiedade: pode ajudar a acalmar a mente e a reduzir a ansiedade.
  • Melhora do sono: melhora a qualidade do sono.
  • Alívio de dores: alivia as dores na coluna e na cabeça.
  • Melhora do funcionamento cardíaco: ajuda a regular a circulação sanguínea e a pressão arterial.
  • Melhora da coordenação motora: ajudar a aprimorar a coordenação motora e a estabilidade.
  • Melhora da concentração: melhora a concentração.
  • Melhora da postura: melhora da postura.

Para mais informações sobre Yoga

André Santos – Studio Ahims Amazônia – 94 99201-4237

(Ana Mangas)

O post Em tempos de ansiedade e estresse, yoga cativa marabaenses apareceu primeiro em Correio de Carajás.