O governo de Hong Kong –região administrativa especial da China– anunciou nesta 4ª feira (16.abr.2025) que vai suspender os serviços postais com cargas para os Estados Unidos. A decisão tem efeito imediato. Envios de documentos não serão afetados. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 84 kB, em inglês).
A medida é uma retaliação à decisão do governo norte-americano que eliminou o benefício de taxação mínima de itens saindo da cidade para os EUA. Essa exceção tributária é aplicada em envios internacionais que contêm mercadorias de valores de até US$ 800.
Em comunicado, o governo de Hong Kong disse que a decisão da Casa Branca é “irracional, intimidadora e abusiva”.
“O Hongkong Post [empresa postal de Hong Kong] definitivamente não cobrará nenhuma tarifa em nome dos EUA e suspenderá a aceitação de itens postais contendo mercadorias destinadas aos EUA”, disse o comunicado.
Os remetentes que tenham iniciado o processo de envio de mercadorias que ainda não foram enviadas para os EUA, terão os itens devolvidos e o reembolso do valor de postagem a partir de 22 de abril.
“Para enviar itens para os EUA, o público em Hong Kong deve estar preparado para pagar taxas exorbitantes e irracionais devido aos atos irracionais e intimidatórios dos EUA”, declarou o comunicado do governo de Hong Kong.