No próximo sábado, 19 de abril, data marcada pelo Sábado de Aleluia, Campinas recebe um dos eventos mais simbólicos de sua cultura popular: a 40ª edição da Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana.
O lançamento do evento aconteceu da manhã desta terça-feira, 15 de abril, durante cerimônia na Prefeitura de Campinas. Além da divulgação do cronograma da celebração deste ano, os envolvidos com a Lavagem das Escadarias foram homenageados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com certificado de reconhecimento.
O evento também registrou o lançamento de exposição especial sobre os 40 anos da Lavagem das Escadarias.
Além do prefeito Dário Saadi, a homenagem de hoje contou com as participações das organizadoras da Lavagem das Escadarias e autoridades convidadas como, por exemplo, a vereadora Guida Calixto (PT) e o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes.
Para Dário Saadi, o evento reafirma a diversidade e a resistência que marcam a história da cidade. “A Lavagem da Escadaria representa o compromisso de Campinas com a valorização da cultura, da fé e das raízes que constroem nossa identidade como povo diverso e resistente. É também um símbolo vivo da cultura afro-brasileira e um patrimônio da cultura campineira”, disse.


Reconhecimento
Os grupos responsáveis pela organização e pelas apresentações artísticas ao longo das quatro décadas da Lavagem das Escadarias da Catedral foram homenageados pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, e pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli e da vereadora Guida Calixto (PT). A cerimônia reconheceu a importância dos coletivos culturais e religiosos que mantêm viva essa manifestação tradicional de matriz africana na cidade.
Também foram homenageados os vereadores Sebastião Arcanjo, autor das leis que incluíram a Lavagem no Calendário Oficial de Eventos de Campinas e do Estado de São Paulo, e Carlos Roberto Oliveira, responsável pelo projeto de lei que reconheceu a cerimônia como Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas.
A homenagem foi realizada como parte das comemorações pelos 40 anos da Lavagem.
Exposição
A Estação Cultura de Campinas recebe, a partir do dia 15 de abril, a exposição “Lavagem da Escadaria da Catedral: Patrimônio Cultural de Campinas”, da fotodocumentarista Fabiana Ribeiro. A mostra marca as comemorações pelos 40 anos da tradicional cerimônia afro-brasileira.
Composta por 60 painéis com fotografias e textos, a exposição revela a força simbólica e estética da Lavagem das Escadarias, reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas desde 2022. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
As imagens capturam momentos emblemáticos da celebração, destacando a dimensão espiritual, coletiva e ancestral do evento. Os textos explicam o conceito de patrimônio imaterial e sua relevância para a construção da memória social, além de trazerem trechos de falas de lideranças religiosas e integrantes da manifestação cultural afrodiaspórica, oferecendo ao público uma experiência de imersão e reflexão.
História
A tradição da Lavagem das Escadarias teve início em 1985 e, desde então, se consolidou como um dos mais importantes eventos religiosos e culturais de Campinas. Com raízes nas práticas de axé, a cerimônia reúne terreiros, grupos culturais, religiosos, artistas e a comunidade em um gesto coletivo de reverência e preservação de saberes ancestrais.
Reconhecida por sua importância cultural e turística, a Lavagem da Escadaria foi oficializada no Calendário Municipal de Campinas em 1998 (Lei nº 9515/97) e no Calendário Turístico do Estado de São Paulo em 2005 (Lei Estadual nº 12.097/05). Em 2022, foi elevada a Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas, por decreto do prefeito Dário Saadi.
Cerimônia de Lavagem das Escadarias
A manifestação, que une religiosidade, cultura afro-brasileira e tradição, tem início às 9h no sábado, 19, com a chegada dos ônibus trazendo religiosos e participantes à Estação Cultura Antônio da Costa Santos (Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro).
Logo em seguida, às 10h, o cortejo parte pela tradicional Rua 13 de Maio, no Centro, em direção à Catedral Metropolitana de Campinas, onde será realizada a lavagem simbólica das escadarias em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. O ato da lavagem está previsto para 11h30.
Este ano, durante o cortejo, os grupos culturais voltam a fortalecer o percurso com suas expressões artísticas e musicais, criando uma verdadeira celebração coletiva nas ruas do Centro. A programação conta com apresentações ao longo do trajeto, e uma apresentação artística especial está prevista com o Grupo Encontro de Batuqueiros.
Após o cortejo e cerimônia da lavagem, o público poderá acompanhar atividades culturais até as 17h, encerrando um dia de celebração da memória, espiritualidade e resistência dos povos de matriz africana.
A cerimônia está sendo realizada com recursos provenientes de emendas impositivas das vereadoras Guida Calixto e Paolla Miguel.
As religiosas do Candomblé de nação Angola, Mametu Oyá Corajacy e Nengua Dango, idealizadoras da Lavagem das Escadarias, destacam a importância simbólica e espiritual do evento. “A lavagem das escadarias é um ato de fé e amor à nossa religião e também simboliza a união do povo de santo”, afirmam as organizadoras.