A Prova Tiradentes de Ciclismo 2025, promovida pela Prefeitura Municipal de Campinas, vai ser realizada na próxima segunda-feira, dia 21 de abril, com largada às 7h na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) nº 1600, em frente à antiga AR2. O evento faz parte da Semana Italiana e se transformou na Lei Municipal nº 9.397, de 2 de novembro de 1997, sancionada e promulgada pelo então prefeito Francisco Amaral.
A competição recebeu mais de 300 inscritos federados e não federados, concentrados em 14 categorias, quatro a mais em relação ao ano passado. Eles vão percorrer 5,3 km, com um piso em ótimas condições e predominantemente plano. A experiência feita a pedido dos ciclistas e consolidada na edição anterior, foi aprovada pelos atletas de todas as categorias.
As inscrições para a Prova Tiradentes de Ciclismo estão abertas até sábado, dia 19 de abril, pela internet, através do link:
https://www.ticketsports.com.br/e/Prova+tiradentes+de+ciclismo+2025-71685?tk_TA_14=d3dHWn
l5eVFmemI3N1glMmZEUDdqMnA0RUNDb0RabjZTbGwlMmZXeXpubHpLSkFsRnd3MmJCWWp
wUSUzZCUzZA2. O valor é de R$ 130,00
Prova tradicional
O secretário de Esporte e Lazer, Fernando Vanin, um dos responsáveis pela mudança do evento da avenida Mackenzie para a Norte-Sul, considera que só houve melhoria para todos os envolvidos. “A ideia é sempre aproximar a população do esporte. E pedalar é benefício físico e mental para quem busca qualidade de vida “, assegurou.
Ainda de acordo com Vanin, “quem disputa a prova, desfruta de uma pista de qualidade para mostrar estratégia, técnica e resistência. Outro ganho é o incentivo do público, transformado em boas energias aos ciclistas”, concluiu.
A Federação Paulista de Ciclismo(FPC) é responsável pela supervisão da prova, classificada no ranking como classe 4. A cronometragem eletrônica dispõe de um sistema de apuração muito preciso, igual aos utilizados nas maiores provas de nível internacional.
“ É importante lembrar que a Prova Tiradentes é muito tradicional do meio, conceituada como clássica no ciclismo nacional. Ela tem um apelo grande junto aos atletas que gostam de competir nos feriados. Já corri esta prova e hoje é um privilégio estar na organização. Como a gente fala, é uma prova de atleta para atleta”, afirmou Rodrigo Dirani, um dos coordenadores técnicos da competição.
Três baterias e 14 categorias
Os organizadores da Prova Tiradentes de Ciclismo programaram a realização de três baterias, ao longo das quais serão disputadas 14 categorias, atendendo os diversos níveis de ciclistas inscritos.
1ª Bateria – Largada às 7 h
Categorias – Master masculino 60+, Master masculino 70+, Infanto juvenil masculino, Infanto juvenil feminino, Juvenil masculino, Juvenil feminino e Master feminino 45+.
2ª Bateria – Largada às 8h30
Categorias- Open júnior/sub 30/Master 30+, Master masculino 50+ e Master feminino 35+
3ª Bateria – Largada às 10h
Categorias- Elite/sub 23, Elite feminina e Master masculino 40+.
Os espectadores que comparecerem ao evento na Norte-Sul, poderão aproveitar para conhecer um pouco mais sobre o esporte nos espaços ocupados pelos expositores. Também haverá food trucks, playground e representantes de empresas parceiras, que ajudam a fortalecer o esporte e dão visibilidade para a Prova Tiradentes de Ciclismo.