A WTM Latin America, feira de viagens, elegeu o Rio de Janeiro como o Melhor Destino Nacional do Afroturismo na 2ª feira (14.abr.2025). O título foi concedido durante o 3º Prêmio do Afroturismo, premiação patrocinada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
De acordo com a premiação, a capital fluminense oferece experiências que valorizam o patrimônio afro-brasileiro. O Muhcab (Museu da História e da Cultura Afro-brasileira), localizado no bairro da Gamboa, foi nomeado a melhor atração turística.
“Não há como falar de Brasil para o mundo sem falar de diversidade, de respeito, de sustentabilidade e de inclusão. Por isso, apoiamos e fortalecemos esse setor, contemplado entre as nossas estratégias de promoção internacional do país”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A Embratur vê o afroturismo como uma estratégia para atrair visitantes estrangeiros interessados na cultura afro-brasileira. Para Tania Neres, coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, o roteiro representa um movimento por um turismo antirracista no Brasil.
Nas categorias internacionais, a Colômbia recebeu o título de Melhor Destino Internacional. A premiação, iniciada em 2023 de forma online, contou com a participação de 32 votantes de diferentes áreas do turismo. Os profissionais elegeram os destaques em 10 categorias.