O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os países da América Latina “talvez” tenham que escolher entre a nação norte-americana e a China para firmar seus acordos comerciais. A declaração ocorreu durante entrevista ao canal em espanhol da Fox News, a Fox Noticias, nesta terça-feira (15).
Na ocasião, o republicano abordava o tema do Canal do Panamá, dizendo que seu governo não gosta da maneira que o canal artificial de navios é administrado, por enxergar influência excessiva da China na região.
- 13º salário do INSS: aposentados e pensionistas já podem consultar valor da 1ª parcela
- Pejotização de trabalhadores tem impacto nefasto sobre arrecadação, diz governo
– Quando olhávamos há um ano, quase todas as bandeiras que passavam ali estavam escritas em chinês. Estamos trabalhando com o Panamá agora mesmo. Vamos tomar uma decisão sobre o que fazer a respeito disso – afirmou.
Em razão da pressão por parte de Trump, o presidente do Panamá, Raúl Mulino, decidiu não renovar a Iniciativa Belt and Road firmada com a China para conectar via portos, ferrovias e rodovias o gigante asiático a países de diversos continentes do mundo. Questionado se tal como o Panamá, a América Latina também teria que tomar um partido, Trump sugeriu que sim.
– Bem, talvez de uma certa maneira. Foi o que o Panamá fez, é o que outros estão fazendo e talvez pensando em fazer. Talvez, sim; talvez deveriam fazer isso – assinalou Trump.
O post Trump: América Latina talvez tenha que escolher EUA ou China apareceu primeiro em Agora Notícias Brasil.