29 anos após massacre em Eldorado dos Carajás, MST faz manifestação em memória às vítimas

Ativistas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram uma manifestação pacífica, na manhã desta quinta-feira, 17, na PA-150, em Eldorado dos Carajás, sudeste do Pará, em memória às 21 pessoas mortas pela Polícia Militar em 17 de abril de 1996.

Os manifestantes se concentraram na “Curva do S”, onde denunciaram a permanência de conflitos na região. Eles pedem que as autoridades reforcem a segurança no município, marcado pelos constantes conflitos por terra. No ano passado, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou que 1.056 ocorrências foram registraram no primeiro semestre de 2024, sendo 872 relacionados à conflitos por terra, 125 por conflitos por água e 59 por trabalho semelhante à escravidão.

O protesto, acompanhado por equipes da Polícia Militar, também pediu justiça em memória às 21 vítimas e 69 pessoas que ficaram feridas no massacre. Assista:

Ver no Threads

Na ocasião, as investigações da Polícia Civil revelaram que muitos foram mortos com tiros a queima-roupas. De lá para cá, apenas dois comandantes foram condenados: Mário Pantoja, que morreu em 2020, e José Maria de Oliveira, que cumpre pena em regime domiciliar. Outros 153 policiais, que eram investigados, foram absolvidos do processo.

Leia também:

O post 29 anos após massacre em Eldorado dos Carajás, MST faz manifestação em memória às vítimas apareceu primeiro em Estado do Pará Online.