Dois dias depois de o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolar o requerimento de urgência ao PL da Anistia, mais um deputado pediu para assinar o pedido para que o projeto seja votado diretamente no plenário da Câmara.
No caso, o pedido partiu do deputado Matheus Laiola (União-PR) e foi feito na quarta-feira (16/4). Ele é delegado da Polícia Civil no Paraná e tem um histórico de atuação na proteção dos direitos dos animais.
Laiola é o segundo deputado a pedir para assinar a urgência ao PL da Anistia após Sóstenes protocolar o requerimento. Como mostrou a coluna, o primeiro foi o deputado e ex-governador Robinson Faria (PP-RN).
Os dois pedidos de inclusão de assinatura, entretanto, têm efeito apenas político. Após o requerimento ser protocolado, não é possível incluir nem retirar o apoio.
A decisão de Sóstenes de oficializar o pedido na segunda-feira (14/4) foi, inclusive, uma forma de impedir que o governo Lula pressionasse parlamentares de partidos da base a retirarem suas assinaturas da urgência.
Partidos da base de Lula
Como mostrou a coluna, 146 deputados de legendas que possuem ministérios apoiaram o pedido do líder do PL.
O PP, que comanda o Ministério do Esporte, foi o que deu o maior número proporcional de assinaturas. Dos 48 deputados da sigla, 35 assinaram — o equivalente a 72,9% da bancada.
Na sequência, aparece o União Brasil, que comanda três ministérios (Turismo, Comunicações e Integração Nacional), com 67,8% da bancada apoiando a urgência do projeto da anistia.
O post Anistia: deputado de sigla da base de Lula pede para apoiar urgência apareceu primeiro em Agora Notícias Brasil.