APA Jará terá trilha ecológica e projeto de turismo comunitário em Juruti, no oeste do Pará

A Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, localizada em Juruti, no oeste do Pará, passará a contar com uma trilha ecológica e um projeto de turismo de base comunitária. As ações fazem parte do projeto “Promoção do uso público da APA Jará”, desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) em parceria com a Prefeitura de Juruti e com apoio da Alcoa Foundation.

Com cerca de 5 mil hectares de floresta amazônica preservada, a APA Jará busca promover o uso sustentável dos seus recursos, gerar renda para as comunidades locais e fortalecer o vínculo da população com o meio ambiente. Além da criação da trilha e da proposta de turismo, o projeto inclui ações de educação ambiental e um curso de comunicação voltado para jovens, que serão incentivados a divulgar a importância da unidade de conservação nas redes sociais.

Área de Proteção Ambiental (APA) Jará. Foto: Marcio Nagano

“Locais como a APA Jará são importantes ferramentas para a promoção da educação ambiental, principalmente por meio das escolas. Ela também presta serviços ecossistêmicos, como a captura de carbono, guarda uma rica biodiversidade e oferece espaço de lazer e bem-estar para a população de Juruti”, explica Jeferson Figueira, pesquisador do Imazon.

Durante reunião do conselho gestor da APA, realizada em março, os pesquisadores Jeferson Figueira e Jarine Reis apresentaram o cronograma de atividades previstas, como a sensibilização das comunidades sobre o turismo comunitário, a capacitação de condutores para a trilha e oficinas de comunicação ambiental.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente de Juruti, Nayme Couto, destaca a importância da iniciativa para o desenvolvimento local. “Buscamos não apenas abrir as portas da APA Jará para visitantes, mas fortalecer a relação da população com nosso patrimônio natural. Promover o turismo sustentável é uma forma de valorizar nossas tradições, gerar renda e conservar o meio ambiente”, afirma.

A gerente sênior de performance social da Alcoa Juruti, Ana Karol Amorim, destaca o papel da Fundação Alcoa no apoio à criação da APA e na promoção de iniciativas alinhadas à agenda ESG. Para ela, o projeto contribui para conectar as novas gerações com as causas ambientais. “Conservar uma floresta é essencial para o planeta. A APA Jará é um território protegido, com espécies que podem ser estudadas. Aproximar os estudantes e moradores é fundamental para fortalecer essa consciência”, pontua.

APA Jará: conservação e desenvolvimento sustentável

Criada em 2019, a APA Jará é fruto de uma construção coletiva envolvendo poder público, organizações da sociedade civil e setor privado. Seu Plano de Manejo foi elaborado com apoio técnico do Imazon e estabelece diretrizes para o uso sustentável da área, equilibrando conservação ambiental com as necessidades das comunidades locais.

Além dos estudos técnicos, o Imazon desenvolveu uma cartilha educativa para facilitar o acesso da população às informações sobre a unidade. A proposta é fortalecer a gestão participativa e estimular o engajamento das comunidades na proteção do território.

“Com a APA Jará, Juruti se torna exemplo de como é possível conciliar conservação e desenvolvimento comunitário. O projeto mostra a força das parcerias na construção de soluções para a Amazônia”, destaca a pesquisadora Jarine Reis.

Sobre o Imazon

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) é uma instituição científica sem fins lucrativos que atua há 34 anos na promoção do desenvolvimento socioambiental e da justiça climática na Amazônia. Suas pesquisas e projetos servem de base para decisões de políticas públicas, ações empresariais e iniciativas da sociedade civil.

Leia também:

O post APA Jará terá trilha ecológica e projeto de turismo comunitário em Juruti, no oeste do Pará apareceu primeiro em Estado do Pará Online.