Lula lança programa para criar registro geral de pets

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta 5ª feira (17.abr.2025) o ProPatinhas (Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos) e o Sinpatinhas (Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos), ferramenta criada para registrar cães e gatos em um banco de dados nacional, como uma forma de um RG (registro geral) único e intrasferível.

Os tutores receberão informações sobre campanhas públicas de castração e vacinação, além de terem a localização do pet em caso de desaparecimento. Estava acompanhado de sua mulher, Janja Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSD), ministra Marina Silva (Meio Ambiente), e da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).

[shortcode-newsltetter]

Lula e Janja são tutores de 3 cadelas: Resistência, Esperança e Paris. Esta última não foi ao evento, pois passou por uma cirurgia na perna e está em processo de recuperação. Outros pets foram ao evento.

No evento, foi exigido um vídeo que mostra a primeira-dama, Janja Lula da Silva, criando o RG e vacinando a Resistência e a Esperança. Um vídeo da Paris também foi exigido tomando vacina.

A regulamentação do SinPatinhas será feito pela lei nº 15.046/2024, que autoriza a criação de um Cadastro Nacional de Animais Domésticos. Já o ProPatinhas foi uma das políticas inclusas no Plano Plurianual Particupativo.