A atuação da Patrulha Maria da Penha e do Programa Pró-Mulher, coordenados pela Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), vem transformando o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica no Pará. Nos três primeiros meses de 2025, a Ciepas registrou cerca de 1.300 atendimentos, dos quais 580 foram realizados pela patrulha especializada. Para receber o acompanhamento, a vítima deve registrar ocorrência na Delegacia Especializada e manifestar interesse no serviço, que, após tramitação judicial, é acionado pela Polícia Militar.
Com foco em acolhimento humanizado, a Ciepas segue Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para garantir um atendimento eficiente e respeitoso. “Esses protocolos garantem que o atendimento seja mais eficiente, respeitoso e padronizado, considerando as particularidades de cada grupo. É um passo essencial para fortalecer a confiança da população na segurança pública e nos nossos agentes”, destaca a comandante da companhia, major Rute Campos.
Além de atender mulheres com medidas protetivas, os POPs orientam a atuação em ocorrências com adolescentes em conflito com a lei, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência sexual e acionamentos emergenciais via aplicativo SOS Patrulha Maria da Penha.
Leia também:
O post Patrulha Maria da Penha fortalece proteção a mulheres vítimas de violência no Pará apareceu primeiro em Estado do Pará Online.