A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) realizou, nesta segunda-feira, 14, a vistoria de mais uma ação de compensação ambiental envolvendo empreendimentos imobiliários. A iniciativa resultou no plantio de 11.241 mudas nativas em uma área de 67.446 m², localizada em uma fazenda nas proximidades do Jardim Campo Belo, na região de Viracopos.
A área contempla as microbacias do Ribeirão Viracopos e do trecho Leste do Rio Capivari, consideradas estratégicas dentro do Plano Municipal de Recursos Hídricos (PMRH). A região integra zonas prioritárias para a proteção e recuperação de mananciais superficiais e de abastecimento do município de Indaiatuba.
As mudas plantadas — entre elas Ipês, Guapuruvu, Ingá e Aroeira Pimenteira — contribuem para a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) que estavam anteriormente ocupadas por pastagens e apresentavam alto grau de degradação ambiental.
“A ação fortalece os serviços ecossistêmicos essenciais à qualidade da água e à biodiversidade da região, além de cumprir as obrigações legais previstas em Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) firmados por empreendimentos imobiliários junto à Prefeitura de Campinas”, destaca o secretário do Clima, Braz Adegas Júnior.