Quatro pessoas da mesma família — duas mulheres e duas crianças de 5 e 10 anos — foram sequestradas na tarde desta quarta-feira (16) em Parauapebas, sudeste do Pará. Os criminosos exigiam R$ 50 mil como resgate. A ação resultou no resgate das vítimas ainda na madrugada seguinte e na prisão de seis suspeitos durante a operação policial batizada de “Nulla Rapta”, deflagrada pela Polícia Civil e pela Polícia Militar.
O sequestro foi comunicado à Delegacia da Cidade Nova por volta das 14h. A partir daí, iniciou-se uma grande força-tarefa integrada que contou com a participação das Delegacias de Homicídios, Núcleo de Inteligência, Seccional de Marabá, Cidade Nova, CORE Carajás, Seccional de Parauapebas e guarnições da Polícia Militar.
Segundo a Polícia, as vítimas foram mantidas em um cativeiro localizado em uma área de mata na região de Serra Pelada, município de Curionópolis. Durante a investigação, foi constatado que o marido de uma das vítimas, que voltava de viagem e passava por Marabá, foi obrigado a compartilhar sua localização em tempo real com os criminosos, sendo monitorado para não acionar a polícia.
Ainda na tarde do crime, os sequestradores enviaram ao companheiro das vítimas um vídeo em visualização única, mostrando a família sentada no chão de uma casa abandonada. O veículo da família foi localizado em Marabá, e o homem que estava dirigindo o carro foi preso. Ele revelou informações sobre outros envolvidos e indicou que o cativeiro poderia estar em área rural de Curionópolis.
Com base nos dados coletados, como rastreamento de celulares e do veículo, as equipes da CORE e da PM localizaram o imóvel utilizado como base da quadrilha. No local, foram apreendidas porções de drogas (maconha e cocaína), balança de precisão, munições de calibres restritos (.22, .380 e 9mm), maquinetas de cartão, semijoias e uma balaclava. Um dos números utilizados para extorquir o companheiro da vítima foi localizado no imóvel.
Após perceberem a aproximação da polícia, os criminosos abandonaram as vítimas em uma estrada que dá acesso à Serra Pelada. A família foi resgatada por uma equipe da Polícia Militar e, na sequência, mais dois criminosos que fugiam de moto foram interceptados e presos.
Prisões e suspeitos
Ao todo, seis pessoas foram presas nas cidades de Parauapebas, Marabá e Curionópolis. Os detidos foram identificados como:
- Ronaldo Alves Silva
- Arthur Antunes Rodrigues Sampaio
- Rafael Feitosa
- Iury Silva dos Santos
- Moisés Alves Oliveira
- Robson de Souza Lima
Além das acusações por extorsão qualificada mediante sequestro, os envolvidos também responderão por tráfico de drogas e posse ilegal de arma e munição de uso restrito.
A Polícia Civil informou que a motivação do crime pode estar relacionada à informação de que uma das vítimas, que atua no ramo de movelaria, teria guardado em casa a quantia de R$ 50 mil — informação que teria sido repassada a membros da quadrilha, motivando o crime.
As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
Leia também:
O post Polícia resgata família sequestrada em Parauapebas e prende seis suspeitos apareceu primeiro em Estado do Pará Online.