Prefeitura de Santarém anuncia medidas preventivas para combater enchentes em comunidades ribeirinhas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Defesa Civil municipal, intensificou as ações de monitoramento do volume dos rios Tapajós e Amazonas, que já ultrapassou 7 metros. Segundo o prefeito Zé Maria Tapajós (MDB), as ações valem de alerta e prevenção para os impactos registrados em comunidades ribeirinhas do município. Atualmente, a prefeitura avalia a situação e trabalha em medidas de emergência para proteger a população que vive às margens dos rios.

De acordo com o prefeito, a atual cheia já era esperada pelos especialistas em razão do volume intenso de chuvas nas cabeceiras dos rios Madeira, Negro, Solimões e Tapajós.

A Prefeitura de Santarém orienta que moradores de comunidades ribeirinhas fiquem sempre atentos aos comunicados oficiais e, se necessário, busquem abrigos seguros. Equipes técnica seguem em campo mapeando as áreas afetadas e estudando ações prioritárias de assistência e prevenção.

“Estamos preparados para essas situações. A Defesa Civil do município está mobilizada e pronta para agir, caso haja necessidade de remoção de famílias ou assistência emergencial”, disse o prefeito da cidade.

Leia também:

O post Prefeitura de Santarém anuncia medidas preventivas para combater enchentes em comunidades ribeirinhas apareceu primeiro em Estado do Pará Online.