‘Sincerão’ sobre o ‘Geladão’: estudante compartilha primeiras impressões sobre os novos ônibus de Belém

Um vídeo publicado nas redes sociais pelo estudante da UFPA, Renan Richard, compartilhou suas primeiras novos ônibus com ar-condicionado que circulam na Região Metropolitana de Belém, apelidados pelo governo estadual e municipal como “Geladões”. No relato, Renan descreve sua experiência a bordo do Cidade Nova 6 – UFPA, elogiando o conforto e a climatização do veículo, mas criticando a demora da viagem: “o que numa viagem normal levaria uma hora, nesse aqui leva duas”.

Renan apontou que a ausência de cobradores contribui para a lentidão, já que os motoristas acumulam funções. Segundo ele, esse acúmulo dificulta o andamento da viagem, especialmente em horários de pico. O estudante também mencionou que a nova tarifa, agora fixada em R$ 4,60 (com meia a R$ 2,30), que além de pesar no bolso de quem depende dotransporte público, dificulta na passagem do troco. “Tendo que passar troco quebrado fica difícil mesmo de andar mais rápido”, comentou.

Ainda durante o trajeto, o estudante destacou que outros ônibus mais antigos ultrapassaram o “Geladão” com facilidade. Ele mencionou linhas consideradaslendárias entre os estudantes da UFPA, como o Curuçambá – UFPA. “Fiquei até com inveja, com vontade de descer e pegar ele, mas eu já tinha pago o valor mais caro”, brincou.

Renan também conversou com o motorista sobre rumores de greve envolvendo a categoria. De acordo com o condutor, não há previsão de paralisação em Belém e os profissionais estão se adaptando ao novo sistema. “Isso é uma coisa do sindicato”, teria dito o motorista, reforçando que a prioridade no momento é compreender as mudanças na operação e garantir o funcionamento regular das linhas.

Porém, em Ananindeua a situação é outra. Na manhã desta quinta-feira (17), rodoviários da empresa Vialoc iniciaram uma paralisação em protesto contra supostas violações de direitos trabalhistas. Segundo o Sindicato dos Rodoviários de Ananindeua e Marituba (Sintram), os profissionais alegam demissões irregulares de cobradores, não pagamento de férias e atrasos salariais. A manifestação ocorre em frente à garagem da empresa, no bairro São João, em Marituba.

Leia também:

O post ‘Sincerão’ sobre o ‘Geladão’: estudante compartilha primeiras impressões sobre os novos ônibus de Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.