SpaceX lidera projeto de escudo antimísseis de Trump

A empresa de Elon Musk SpaceX, em parceria com as empresas Palanti e Anduril, são as favoritas para assumir o projeto de defesa contra mísseis, o “Golden Dome”, pensado pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Um ataque do tipo é “a ameaça mais catastrófica que os Estados Unidos enfrentam”, segundo Trump. As informações são da Reuters.

A ideia do projeto é ser semelhante ao “Iron Dome” de Israel. O governo planeja construir e lançar de 400 a mais de 1.000 satélites que detectam e rastreiam mísseis de países inimigos. Segundo a SpaceX, o desenvolvimento da engenharia e design dos satélites deve custar de US$ 6 bilhões a US$ 10 bilhões.

Outros 200 satélites seriam lançados na órbita com armas. Estes ficariam responsáveis por derrubar os alvos adversários. A empresa de Elon Musk não participaria da 2ª etapa do processo.

A proposta da SpaceX é que o serviço seja por assinatura, que viabiliza uma rapidez na implementação da tecnologia. Em contrapartida, o governo norte-americano perde o controle dos custos. O Pentágono se preocupa com a dependência em um projeto nacional de segurança e defesa.

Segundo a publicação da Reuters nesta 5ª feira (17.abr.2025), os sinais verdes para o grupo vêm do Pentágono, mas, a decisão da estrutura e quem irá construí-lo está em estágios iniciais. Mais de 180 empresas demonstraram interesse em auxiliar no desenvolvimento do projeto.

Em nota, o Pentágono entregará “opções ao presidente para sua decisão”, conforme as orientações e cronogramas da Casa Branca. É esperado que o vice-secretário de Defesa dos EUA, Steve Feinberg, também participe da definição.