O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), disse que “não quer” continuar elevando as tarifas contra a China. Segundo ele, manter o aumento poderia travar o comércio entre as 2 maiores economias do mundo. As declarações foram dadas nesta 5ª feira (17.abr.2025), durante conversa com repórteres no Salão Oval.
“Em certo ponto, não quero que elas aumentem porque, em certo ponto, você faz com que as pessoas não comprem. Então, posso não querer aumentar, ou posso nem querer chegar a esse nível […] Posso querer reduzir porque, sabe, você quer que as pessoas comprem”, disse Trump.
Segundo a agência de notícias Bloomberg, Trump afirmou que a China já procurou iniciar negociações. Disse que altos representantes do governo chinês, sob a liderança de Xi Jinping, entraram em contato com a Casa Branca. “Tenho um relacionamento muito bom com o presidente Xi e acho que vai continuar. E eu diria que eles entraram em contato várias vezes”, declarou.
Quando questionado se o próprio Xi o procurou, respondeu: “Bem, a mesma coisa. Eu vejo de forma muito semelhante. Seriam os altos escalões da China. Ele sabia exatamente. Ele administra tudo de forma muito rigorosa, muito forte, muito inteligente”.
Os EUA aplicaram tarifas de até 145% sobre produtos chineses, enquanto Pequim respondeu com tarifas de 125% sobre produtos americanos. A disputa tarifária se intensificou desde que Trump anunciou um pacote de tarifas recíprocas sobre produtos de diversos países.
O presidente também comentou sobre a venda das operações do TikTok nos EUA. Disse que há um acordo, mas que ele está sujeito à aprovação da China. “Vamos adiar o acordo até que isso se resolva. Acho que é um bom acordo para a China. O TikTok é bom para a China. E acho que eles gostariam de nos ver fechar esse acordo”.
Trump indicou que o tema pode entrar nas negociações tarifárias. “É natural. Se estivermos fechando um acordo, vamos dedicar 5 minutos para falar sobre o TikTok. Não demoraria muito”, completou.