A editora internacional de turismo Loney Planet classificou Belém como a 7ª melhor cidade gastronômica do mundo, no começo desta semana. Na lista, a cidade é a única capital que representou o Brasil na pesquisa entre as 15 selecionadas, que ganharam destaque pela culinária autêntica e imperdível do planeta.
Confira o ranking:

Na pesquisa, a revista apontou Belém como “porta de entrada para a biodiversidade da Amazônia” em função da gastronomia rica em saberes tradicionais e ingredientes nativos como o tucupi, jambu, priprioca e o açaí puro. A influência da cultura indígena na formação dos ingredientes culinários foi destacada como um diferencial único.
Além dos sabores, a revista de turismo apontou que a comida paraense possui papel simbólico. Segundo a Lonely Planet, comer em Belém “é um ato político e cultural”, porque remonta à resistência e à riqueza dos povos indígenas. O Mercado Ver-o-Peso e a atuação do chefe de cozinha Thiago Castanho também foram mencionados como referências.
Leia também:
O post Belém é a 7ª melhor cidade gastronômica do mundo, aponta pesquisa internacional; confira ranking apareceu primeiro em Estado do Pará Online.