Ex-ministro de Temer avalia ir para o Republicanos de olho em 2026

O ex-ministro e atual secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, negocia com a cúpula do Republicanos sua filiação ao partido. O objetivo é se viabilizar para disputar o cargo de vice-governador de Brasília na chapa da atual titular do posto, Celina Leão (PP).

Gustavo Rocha, como é mais conhecido, foi ministro dos Direitos Humanos em 2018 no governo de Michel Temer (MDB). Atualmente, é um dos mais próximos ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), quem o indicou para formar a chapa. Ibaneis deve concorrer ao Senado.

As conversas com o Republicanos começaram no início de 2025, mas ainda não há uma definição sobre a filiação. Temer também participa das negociações.

Rocha foi advogado do MDB por 15 anos, na mesma época em que Temer presidiu a legenda em 3 períodos: de 2001 a 2009, no 1º semestre de 2010, e de 2014 a 2016.

Antes de ser nomeado para ser ministro, foi subchefe de Assuntos Jurídicos da Presidência. O cargo é responsável pela análise técnica e jurídica de tudo o que o presidente decide e assina, especialmente sanções de leis e medidas provisórias.

Rocha também foi advogado do ex-deputado Eduardo Cunha em processos relacionados ao partido.