Uma jaguatirica resgatada de um cativeiro ilegal no município de Uruará, no sudoeste do Pará, chegou nesta quinta-feira (17) ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apresentando um quadro grave de saúde. O animal, que estava sendo exibido por uma influenciadora digital nas redes sociais, será submetido a tratamento intensivo para recuperação física e comportamental, com objetivo de eventual reintrodução à natureza.
Segundo o Ibama, a jaguatirica estava desnutrida, com falhas na pelagem, infestação por parasitas — incluindo bicho-de-pé nas patas —, perda de dois caninos e uma lesão óssea na pata dianteira esquerda, provavelmente causada por má alimentação ou trauma. A exposição do animal a cães, gatos, galinhas e até um cavalo, como mostravam vídeos publicados nas redes da influenciadora, agravou seu estado de saúde. Alguns desses animais apresentavam sinais de leishmaniose, uma doença grave que pode ser transmitida para humanos e felinos.

“A exposição recorrente a animais domésticos, aliada à alimentação incorreta, comprometeu gravemente sua saúde”, afirmou Juliana Junqueira, coordenadora de Conservação da Fauna do Ibama. “Agora, o Cetas inicia os cuidados clínicos, laboratoriais e comportamentais necessários para a reabilitação do animal.”

A jaguatirica foi encontrada pelos agentes ambientais em cima de um guarda-roupa, dentro de um quarto da residência localizada em uma fazenda. A influenciadora que mantinha o animal em cativeiro foi autuada com multas que somam R$ 10 mil, com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), por manter e explorar a imagem de animal silvestre sem autorização. Ela também foi notificada a retirar os conteúdos das redes sociais, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.
O Ibama segue com as investigações para apurar a origem do animal e reforça que a posse ilegal de espécies da fauna brasileira é crime, podendo resultar em penas que incluem multa e reclusão.
Leia também:
O post Jaguatirica mantida por influenciadora no Pará chega ao Ibama com sinais de maus-tratos e inicia reabilitação apareceu primeiro em Estado do Pará Online.