Ministério Público realiza oficinas em Capanema para fortalecer a educação do campo, indígena e quilombola

Na próxima quarta-feira, 23 de abril, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promove o “Ciclo de oficinas – Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola: Diagnóstico & Estratégias na Regional de Capanema e Bragança”. A programação ocorre das 8h às 16h, no Colégio São Pio X, em Capanema, com participação presencial e online.

Coordenado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio dos núcleos NAF e NIERAC e do GT Educação do Campo, o evento busca reunir membros do MPPA, educadores, movimentos sociais, lideranças tradicionais e pesquisadores para mapear obstáculos na oferta educacional e construir soluções específicas para a realidade local. A iniciativa integra as ações do Pacto pela Educação do Campo, política nacional voltada à formação de professores e valorização da diversidade nos territórios rurais.

De acordo com dados do IBGE (Censo 2022), a taxa de analfabetismo entre pessoas quilombolas no Brasil é de 18,99% — quase o triplo da média nacional. Já a UNESCO alerta para a precariedade estrutural e a falta de formação específica nas escolas indígenas. No campo, a evasão escolar é intensificada pela ausência de políticas públicas de permanência e infraestrutura adequada. Nesse cenário, o evento assume papel estratégico para fortalecer o direito à educação em regiões onde as desigualdades ainda são marcantes.

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 22 de abril, pelo site ceaf.mppa.mp.br. Mais informações sobre o evento também estão disponíveis no portal do CEAF.

Leia também:

O post Ministério Público realiza oficinas em Capanema para fortalecer a educação do campo, indígena e quilombola apareceu primeiro em Estado do Pará Online.