A Malhação de Judas em Belém é um exemplo vibrante de como tradições populares podem resistir ao avanço do modernismo, mantendo sua relevância cultural e social. Essa prática, enraizada na Semana Santa, combina elementos religiosos, satíricos e comunitários, permitindo que a população expresse críticas sociais e políticas de forma lúdica e simbólica.
A queima e espancamento de bonecos representando Judas e figuras controversas, como políticos, refletem uma catarse coletiva, onde o humor e a crítica se entrelaçam. O apoio da prefeitura, por meio de recursos financeiros e logísticos, demonstra o reconhecimento da importância cultural dessa manifestação, que fortalece a identidade local e promove a coesão comunitária.
A inclusão de atividades para crianças e programações culturais adiciona um caráter familiar e educativo, garantindo que a tradição seja passada às novas gerações. Em um mundo cada vez mais digital, a Malhação de Judas se destaca como um espaço de interação presencial, resistência cultural e expressão popular.
Tudo começa ainda nesta sexta-feira (18) em diversos bairros de Belém, com o apoio da prefeitura municipal. A programação, que integra os ritos da Semana Santa, inclui o “velório” de bonecos representando Judas e figuras controversas na sexta à noite, culminando no sábado (19) com brincadeiras, atividades lúdicas para crianças e a simbólica malhação, quando os bonecos são espancados e queimados pela população em um ato de crítica social e sátira.
Com mais de 50 anos de história, a Malhação de Judas é um dos principais eventos do bairro da Cremação e outras áreas da cidade. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), destinou R$ 2.500 em fomento para a realização dos eventos, além de oferecer suporte estrutural.
A Secretaria Municipal de Zeladoria (Sezel) garantirá a limpeza urbana antes, durante e após as atividades, enquanto a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) cuidará da segurança dos participantes e do fechamento das vias.
Programação da Malhação de Judas:
- Fernando Guilhon, entre Quintino Bocaiúva e Alcindo Cacela
Velório: 18/04, das 18h às 02h
Malhação: 19/04, das 07h às 12h - Rua dos Tambés, entre Padre Eutiquio e Apinagés
Velório: 18/04, das 18h às 01h
Malhação: 19/04, das 09h às 22h - Travessa Honório José dos Santos, entre Fernando Guilhon e São Miguel
Evento: 20/04, das 12h às 21h
Paixão de Cristo:
- Avenida Cipriano Santos, entre Guerra Passos e Francisco Monteiro
16 e 18/04, a partir das 18h30 - Avenida Castelo Branco, esquina com a Conselheiro Furtado
18/04, a partir das 19h
The post Vai malhar o Judas? Saiba onde fazer isso em Belém appeared first on Ver-o-Fato.