A Polícia Militar Ambiental desmantelou uma operação ilegal de extração de palmito juçara no Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba (litoral norte de SP), na madrugada de 6ª feira (18.abr.2025). Cinco suspeitos foram presos e multados em R$ 7,5 milhões.
A ação resultou na apreensão de armas, drogas e equipamentos utilizados na atividade ilegal. Segundo as autoridades, a espécie Euterpe edulis está em risco de extinção e sua extração é proibida por lei.
A operação teve início após denúncia anônima sobre um furgão suspeito circulando nas proximidades do parque. Equipes da Polícia Ambiental e vigilantes montaram uma estratégia de fiscalização que levou à descoberta de um rancho improvisado dentro da área de preservação.
No local, 3 suspeitos foram detidos inicialmente, enquanto 2 conseguiram fugir. Os agentes encontraram palmeiras já cortadas e ferramentas utilizadas na extração ilegal.
Durante patrulhamento na Rodovia dos Tamoios, outra equipe recebeu informações sobre os fugitivos, o que resultou na detenção de mais 3 homens. Um deles possuía mandado de prisão em aberto por furto. Um menor de idade envolvido no esquema foi liberado após os procedimentos legais.
Entre os itens apreendidos estavam 5 facões, 3 facas, 5 unidades de palmito juçara processado, um rifle calibre 22, um tablete de maconha pesando 114 gramas, 22 munições intactas e uma munição deflagrada.
O palmito juçara é considerado uma espécie-chave para o equilíbrio da Mata Atlântica, e sua extração ilegal é crime ambiental previsto na Lei 9.605/98.