SEAP realiza operação de revista nos presídios do Pará durante feriadão da Semana Santa

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) deu início à operação Revista Geral em todo o Pará, na véspera do feriadão da Semana Santa. A ação, que segue até o dia 21 de abril, mobiliza 667 policiais penais e tem como objetivo garantir a tranquilidade nas 54 unidades prisionais do estado, fortalecendo o controle e a segurança no sistema penitenciário.

A operação começou pelo Complexo Penitenciário de Santa Izabel, com a presença da Corregedoria da SEAP e da Assessoria de Segurança Institucional (ASI), que acompanharam os primeiros procedimentos realizados ainda nas primeiras horas da manhã. O trabalho é coordenado pela Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (SAGO), liderada por Ringo Alex Rayol Frias.

“O principal objetivo da operação é a checagem preventiva no ambiente carcerário, evitando respostas reativas. Com isso, garantimos um ambiente de trabalho mais seguro para os policiais penais e reafirmamos a autoridade do Estado nas unidades”, afirmou Ringo.

Além do efetivo interno, a operação conta com o suporte aéreo do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (GRAESP), que realiza sobrevoos nas unidades prisionais de Marituba, Santa Izabel e Marabá.

Segundo o diretor da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), coronel PM Odenir Margalho, as revistas são estruturais e pessoais, com foco em identificar fragilidades físicas e possíveis objetos ilícitos — que, até o momento, não foram encontrados. “A ação inibe qualquer tentativa de quebra de segurança. A expectativa é de um feriadão tranquilo nas unidades penais”, disse.

Nos bastidores da operação, atuam ainda os grupos especializados GAP (Grupo de Ações Penitenciárias), COPE (Comando de Operações Penitenciárias) e GBR (Grupo de Busca e Recaptura). De acordo com a comandante do GAP, Eslaine Almeida, a operação segue sem intercorrências nas 11 unidades do Complexo de Santa Izabel.

Já o COPE, sob comando do capitão PM Esmael Alcântara, destacou 30 agentes para a operação, divididos entre Santa Izabel, Marituba e Ananindeua. “Nosso foco é consolidar os procedimentos e prevenir situações que possam comprometer a ordem, como fugas, rebeliões ou resgates”, concluiu o oficial.

Com atuação integrada e reforço na presença do Estado, a operação Revista Geral busca assegurar um feriado seguro e dentro da normalidade em todo o sistema penitenciário paraense.

Leia também:

O post SEAP realiza operação de revista nos presídios do Pará durante feriadão da Semana Santa apareceu primeiro em Estado do Pará Online.