Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um policial militar destruindo mesas, cadeiras e garrafas em duas adegas na zona leste de São Paulo, em uma ação para dispersar clientes. O caso ocorreu na noite de 23 de março, na Avenida Maria Santana, na Vila Jacuí.
As imagens registradas por um morador mostram que frequentadores dos estabelecimentos começaram a se dispersar assim que dois policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) chegaram ao local. Após estacionarem as motos a poucos metros das adegas, um dos agentes iniciou a destruição de objetos na calçada, utilizando chutes e um cassetete.
Diante da ação, os clientes correram, e os comércios fecharam as portas. Funcionários tentaram recolher os objetos expostos, enquanto um deles tentou dialogar com o policial, que continuou a quebrar os itens.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que os policiais envolvidos foram afastados das atividades operacionais e que o caso está sendo apurado por meio de um inquérito policial militar. Em nota, o órgão afirmou que “a instituição não compactua com excessos ou desvios de conduta de seus agentes, punindo exemplarmente todos que infringem as leis e os protocolos estabelecidos pela corporação”.
Nas redes sociais, internautas comentaram que a atitude do policial teria sido motivada por uma tentativa de resolver uma situação de perturbação do sossego. A Lei Municipal do Silêncio, de 1955, estabelece limites de emissão sonora, especialmente mais restritos no período noturno, entre 19h e 7h.
Com informações de Metrópoles
The post VÍDEO – Policial militar é flagrado destruindo móveis de adegas appeared first on Ver-o-Fato.