O Departamento de Estado dos Estados Unidos defendeu que a Rússia estenda o cessar-fogo com a Ucrânia. O governo do presidente Vladimir Putin estabeleceu uma trégua temporária, que se encerra às 18h (horário de Brasília) deste domingo (20.abr.2025), por causa da Páscoa.
Em um e-mail, o departamento liderado por Marco Rubio disse que continua “comprometido em alcançar um cessar-fogo completo e abrangente”. As informações são da Reuters.
“Ao avaliarmos a seriedade deles neste caso, gostaríamos que ele se estendesse para além de domingo”, disse no comunicado.
Na 6ª feira (18.abr), Rubio disse que os EUA abandonarão acordos de paz caso as negociações não avancem.
ENTENDA
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse neste domingo (20.abr) que não há nenhum decreto de Putin para prolongar a trégua.
Ucrânia e Rússia se acusaram reciprocamente de romper o cessar-fogo de Páscoa. Segundo uma mensagem do Ministério da Defesa russo no Telegram, as forças ucranianas atiraram 444 vezes em tropas do Kremlin nas áreas de fronteira russas das regiões de Bryansk, Kursk e Belgorod.
“Realizaram 900 ataques com veículos aéreos não tripulados do tipo quadricóptero e lançaram diversas munições […] Como resultado, houve vítimas e feridos civis, bem como danos a instalações civis”, disse em comunicado.
Por outro lado, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de aumentar bombardeios a Ucrânia e disse que documenta cada violação.
“Nessas e em várias outras áreas da linha de frente, a Rússia continua a usar armamento pesado. Entre a meia-noite e o meio-dia de hoje (domingo), as forças russas já realizaram 26 ataques”, afirmou no X (ex-Twitter).