Em maio deste ano, será feito o Conclave na capela Cistina, no Vaticano, na Itália, para definir o sucessor do Papa Francisco, morto nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos. E dentre os mais de 100 cardeais com menos de 80 anos, está o amazonense Dom Leonardo Steiner, o primeiro cardeal da Amazônia.
Ao todo, 252 cardeais formam o Colégio Cardinalício. Desses, apenas 137 podem ser votados na escolha do novo Papa por terem menos de 80 anos. Outros 115, que compõe o Colégio, não são eleitores.
Aos 74 anos, Dom Leonardo é arcebispo metropolitano de Manaus e um dos brasileiros aptos a serem votados e, assim, escolhidos para suceder o argentino Jorge Mario Bergoglio no cargo de líder da Igreja Católica.
Outro nome que aparece entre os possíveis sucessores de Francisco é o arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta. Aos 74 anos, ele terá direito a voto e poderá ser votado no Conclave.
Entre dezembro de 2004 e abril de 2009, Dom Orani foi arcebispo de Belém, substituindo Dom Vicente Zico. Em 2014, já exercendo a função no Rio de Janeiro, ele foi elevado ao posto de cardeal pelo Papa Francisco.
Leia também:
O post Cardeal da Amazônia está na lista de possíveis sucessores de Papa Francisco apareceu primeiro em Estado do Pará Online.