‘Papa Francisco viveu e propagou amor, tolerância e solidariedade, base dos ensinamentos de Cristo’

O presidente Lula destacou em mensagem em sua rede social o grandioso papel do papa Francisco na luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerância e às desigualdades – tanto a provocada pelas concentração de renda quanto à agravada pelas mudanças climáticas. 


Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idos.

A íntegra da mensagem de Lula sobre o papa Francisco

A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Nas vezes em que eu e @janjalula fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.

Lula com Papa Francisco

Alckmin: simplicidade e humanismo são legados marcantes

Mensagem do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços:

Alckmin e o Papa

Padilha: como São Francisco de Assis, pregou o Evangelho com a própria vida

Mensagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha: “O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde”. 

Padilha e o Papa

Haddad: Valoroso exemplo de vida

Mensagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad:

Haddad e o Papa

Gleisi: pela vida e pela esperança da humanidade

Em 27 de março de 2020, quando o mundo inteiro enfrentava o auge da pandemia de Covid-19, o papa Francisco protagonizou uma das cenas mais simbólicas e comoventes da crise sanitária global. Aos 83 anos, caminhou sozinho e em silêncio pela vazia Praça de São Pedro, em Roma, sob uma chuva fina e diante do silêncio de milhões confinados em suas casas. Pela primeira vez na história, um papa rezou sozinho naquele espaço sagrado, pedindo pelo fim da pandemia e intercedendo pela vida e pela esperança da humanidade.
Via @midianinja

Gleisi e o Papa