A Fundação Guamá, responsável pela administração do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT), em Belém, lançou edital de seleção pública para credenciar laboratórios como associados à instituição. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação do estado por meio da integração de laboratórios vinculados a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) do Pará.
Poderão se candidatar laboratórios que atuem em áreas estratégicas como bioeconomia, inteligência artificial, energia, tecnologia da informação e sustentabilidade. Os selecionados passarão a integrar funcionalmente o Parque – sem necessidade de ocupação física – e terão acesso a uma rede de apoio técnico e científico, que inclui mentorias, consultorias, redes de pesquisa, suporte à submissão de projetos e divulgação institucional.
A chamada pública funciona em fluxo contínuo, com avaliações periódicas, e não há limite de vagas. Para participar, os laboratórios devem apresentar um plano de desenvolvimento com potencial de impacto regional e inovação, além de cumprir critérios como vínculo com programas de pós-graduação e cadastro atualizado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (MCTI).
As propostas devem ser acompanhadas de carta de anuência institucional e serão analisadas por uma comissão do PCT Guamá, que avaliará o alinhamento com as diretrizes do edital.
“A associação de laboratórios ao PCT Guamá amplia conexões, fortalece a pesquisa aplicada e potencializa a geração de soluções inovadoras na Amazônia. É uma oportunidade para integrar esforços e impulsionar o desenvolvimento tecnológico na região”, afirma o diretor-presidente da Fundação Guamá, João Weyl.

Referência nacional em inovação
O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sectet, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com gestão da Fundação Guamá. Primeiro parque tecnológico da região Norte, o PCT tem como missão promover a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
Instalado entre os campi da UFPA e Ufra, às margens do Rio Guamá, o Parque ocupa 72 hectares, incluindo áreas construídas e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém. Hoje, abriga mais de 30 empresas residentes, 40 associadas, 12 laboratórios de P&D e a Escola Técnica Dr. Celso Malcher.
O PCT Guamá também integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), sendo parte do maior ecossistema global de inovação.
O edital completo pode ser acessado no site oficial do PCT Guamá: fcp.pa.gov.br
Leia também:
O post PCT Guamá abre seleção para credenciar laboratórios como associados apareceu primeiro em Estado do Pará Online.