Escolas municipais criam Clube do Livro e enriquecem Programa Municipal de Leitura e Escrita

O Clube é voltado para a Educação Básica e tem como objetivo formar leitores e produtores de texto. Para isso, trabalha  desenvolvendo a capacidade literária dos alunos. 

Um dos espaços funciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Integral (Emefei) Orlando Carpino, no Jardim Ouro Branco. A unidade recebeu vários cenários diferentes, em 2024, que combinam com um clube de leitura. Para estimular os alunos a tomarem gosto pela leitura, a professora Michelle Felippe deixou que a criatividade falasse mais alto. 

“Montei um clube de leitura divertido, criamos locais diferentes para estimular os alunos a lerem. Então teve cabana, praia, praça e muitos outros”, conta ela. 

“Usamos a leitura e a escrita não apenas na alfabetização, porque a entendemos como um processo contínuo em nossas vidas”, conta a professora articuladora do Programa, Kelly Cristina Munhoz. 

Antes de o Programa chegar às escolas, os professores, bibliotecários e orientadores pedagógicos recebem uma formação. “Algumas formações são centralizadas nas escolas, discutindo o aprendizado e as dificuldades. Sem contar os nossos eventos anuais, como o sarau cultural”, explica a professora articuladora Simone de Oliveira. 

Para a professora Michelle, tornar o ambiente mais agradável faz com que os alunos se empenhem na leitura. “Eles adoram a ideia, mesmo os que não tem a leitura autónoma conseguem. Seja com uma ajuda minha ou de um outro colega”, reforça.