COP 30: Plano de Ação Climática de Belém é debatido em Sessão Especial; veja o plano

Foto: Instagram @edmilsonpsol

A Câmara Municipal de Belém (CMB) realizou, nesta quinta-feira (24), uma Sessão Especial, proposta pela vereadora Marinor Brito (PSOL), sobre Justiça Ambiental e Mudanças Climáticas, no momento em que Belém se prepara para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, entre 11 e 21 de novembro de 2025, com a Amazônia no centro das discussões globais sobre o clima.

Segundo a parlamentar, que ocupa a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente da CMB, o debate sobre o impacto das mudanças climáticas na nossa cidade é urgente e necessário. “O Plano Local de Ações Climáticas de Belém, trabalho realizado pelo Fórum Municipal de Mudanças Climáticas de Belém, na gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, foi resultado de um amplo debate da sociedade organizada e precisa ser levado em consideração nas discussões de políticas públicas”, destacou Marinor.

O evento, que reuniu estudiosos e ativistas ambientais, contou também com a presença do ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), que classificou a sessão especial como de grande importância. “Belém é sede da Cop 30, então tem que dar bom exemplo. Os debates do Fórum geraram um belíssimo plano e eu parabenizo a iniciativa e o comando que a vereadora Marinor está dando para envolver a sociedade, e para tornar a lei uma letra viva”, disse Edmilson.

Edmilson também destacou que foi durante a sua gestão a realização de plenárias públicas para a construção do Plano Local de Ação Climática (PLAC), documento que definiu as medidas urgentes para adaptação e mitigação dos efeitos do clima na cidade. O plano foi elaborado por meio do Fórum Municipal sobre Mudanças Climática em parceria com o ICLEI, organização internacional de ações para a sustentabilidade.

“Sabemos que a crise climática é uma realidade presente no cotidiano de todos nós, mas principalmente, das camadas mais pobres da população”, afirmou o ex-prefeito.

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos definidos durante a Sessão Especial está a retomada das reuniões do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas (FMMC), tomando como referência todas as ações feitas até o presente momento, bem como, respeitando as entidades eleitas como titulares e suplentes do FMMC, sendo que agora o FMMC coloca-se na esfera da Sociedade Civil. O evento também definiu apoio efetivo às ações dos movimentos sociais locais, como por exemplo, a luta da comunidade da Vila da Barca, do Curió Utinga, das comunidades afetadas pela “Rodovia Liberdade”, entre outros.

Faça o download dos materiais relacionados ao Plano de Ação Climática de Belém

>> Cidades baseadas na natureza – Diagnóstico de Serviços Ecossistêmicos de Belém

>> Síntese do Plano de Ação Climática de Belém

>> Plano Local de Ação Climática de Belém

O post COP 30: Plano de Ação Climática de Belém é debatido em Sessão Especial; veja o plano apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.