Estudo revela que moradoras de Belém dedicam 11,7 horas diárias ao trabalho, somando atividades remuneradas e cuidados não remunerados

Em outubro de 2024, representantes de 21 organizações da cidade de Belém tomaram posse no Comitê Municipal de Cuidados. Levantamento é um dos resultados do projeto Ver-o-Cuidado, uma parceria da ONU Mulheres e da Prefeitura de Belém, realizado na gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues.  Foto: Agência Belém/Kamila Canhedo.

Mulheres que residem na capital paraense enfrentam uma média de jornada diária de 11,7 horas de trabalho, considerando tanto as atividades remuneradas quanto o trabalho de cuidado não remunerado. Esse dado é um dos resultados destacados no Estudo Diagnóstico Participativo sobre a organização social do cuidado em Belém (PA), realizado no último bimestre de 2024 pelo projeto Ver-o-Cuidado. O projeto é uma parceria entre a ONU Mulheres e a Prefeitura de Belém, realizado na gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, com o apoio da Open Society Foundations.

O diagnóstico busca compreender como as redes de cuidado funcionam no município para além dos dados oficiais, colaborando com informações para a criação de políticas públicas que promovam, em Belém, a corresponsabilidade social e de gênero pelos cuidados. A metodologia da pesquisa foi construída de maneira participativa, consultando representantes do governo e da sociedade civil.

O levantamento é resultado da análise de dados secundários de bases oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da própria Prefeitura de Belém; em combinação com pesquisa e entrevistas que ouviram mulheres moradoras de diferentes regiões de Belém, além de servidoras e servidores municipais atuantes em instituições ligadas às políticas de cuidado.

As conclusões do Ver-o-Cuidado, desenvolvido entre 2022 e 2025, contaram com o engajamento de representantes da gestão municipal e de uma ampla frente de organizações da sociedade civil e produziu diversos produtos de conhecimento que servirão de legado para também outros municípios que queiram implementar políticas de cuidado possam ter acesso aos conhecimentos.

O estudo foi apresentado no mês de março, e reafirmou a importância do cuidado para o desenvolvimento sustentável, em um evento que contou com um painel sobre a relação entre os cuidados e as mudanças climáticas, em um contexto de fortalecimento das políticas de cuidados na preparação para a COP 30.Também foram apresentados os pontos necessários para que se avance na institucionalização de uma Política Municipal de Cuidados, com foco na criação de um sistema de cuidados integrado e sustentável.

Ver-o-Cuidado – O projeto Ver-o-Cuidado é uma parceria entre ONU Mulheres, Prefeitura de Belém (PA), realizado na gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, e Fundação Papa João XIII (Funpapa), com apoio da Open Society Foundations, que tem por objetivo estabelecer um piloto de Sistema Municipal de Cuidados no município. Iniciado em maio de 2022, o projeto é desenvolvido em duas frentes. A primeira tem como foco o apoio à gestão municipal e às instituições públicas na elaboração e implementação desse sistema de cuidado. Paralelamente a essa construção, as atividades também alcançam as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais, para que acessem trabalho decente e autonomia econômica. Em seu mais recente resultado, o projeto contribuiu com a instalação do Comitê Municipal para Política de Cuidados, iniciativa que envolve representantes do governo e da sociedade civil belenense.

Faça o download do estudo Diagnóstico Participativo sobre a organização social do cuidado em Belém (PA)

O post Estudo revela que moradoras de Belém dedicam 11,7 horas diárias ao trabalho, somando atividades remuneradas e cuidados não remunerados apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.